Homens com diagnóstico de câncer de próstata que substituem a gordura animal por uma dieta com gordura vegetal diminuem o risco de propagação da doença e tem mais chances de sobreviver. Esses são alguns dos resultados de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e publicado em junho de 2013 no periódico JAMA. Ele ainda afirma que homens que realizaram essa troca tiveram o risco de morte reduzido por qualquer outra causa em até nove anos.

O estudo foi feito com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata, que foram acompanhados, em média, durante oito anos. A cada quatro anos os participantes respondiam um questionário sobre seus hábitos alimentares.

Com isso, a conclusão dos pesquisadores foi que os homens que substituíram 10% das calorias que consumiam diariamente vindas de gordura animal e carboidratos por gorduras saudáveis apresentaram um risco 29% menor de morrer em consequência da propagação do câncer de próstata. Esses pacientes também tiveram 26% menos chances de morrer por outro motivo em comparação com aqueles que não fizeram essa troca.

A troca não beneficia somente quem tem câncer de próstata, pode ser feita por pessoas com outros tipos de câncer, doenças cardiovasculares e problemas de circulação e memória. A gordura vegetal contribui também na circulação, diminuindo vasinhos e varizes, aterosclerose, infarto e AVC e ajuda na melhora da memória. Uma dica fácil pode ser temperar a salada com azeite extravirgem, fazer os alimentos assados ou cozidos e incluir linhaça dourada triturada em frutas, iogurtes ou no próprio feijão, são algumas formas de começar a substituição de forma saudável.

Apesar dos benefícios, toda mudança alimentar deve ser feita com cuidado, pois pode causar prejuízos à saúde se realizada de forma exagerada. "As gorduras animais são fontes de nutrientes importantes, como vitaminas lipossolúveis e colesterol. A troca da gordura animal para a vegetal é benéfica desde que seja equilibrada, de acordo com o perfil de cada um", explica Thais Camuzzo Lara, nutricionista.

 

Comments fornecido por CComment